Critérios que pesam para o sucesso – ou não – de uma criptomoeda no mercado
- Maria Godoy
- 26 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Basta pesquisar por “criptomoedas” na internet que você logo encontrará diversos artigos conjecturando aquelas que possuem mais chances de sucesso.

A proposta da coluna dessa semana não é fazer previsões quanto à valorização ou fracasso, mas, sim, apresentar algumas variáveis. Estas variáveis, por sua vez, poderão sim determinar se uma criptomoeda terá maior ou menor espaço no mercado. Todavia, apenas uma análise conjunta desses elementos é que poderá resultar em certa noção sobre o futuro de determinada moeda.
Alguns fatores que contribuem para o sucesso de uma criptomoeda são a velocidade de suas transações, a dificuldade de emissão, a relação entre a oferta e a procura, a utilidade real no mercado e a percepção na mídia, por exemplo.
Velocidade das transações
Uma das críticas que o Bitcoin recebe é justamente com relação ao número de transações por segundo (TPS). Há quem estime que essa rede processa apenas sete TPS. Isso é substancialmente inferior ao número processado por redes como a Visa, que suporta até 56 mil TPS. Com essa baixa capacidade de processamento, a operação demora mais para ser finalizada. Logo, as criptomoedas são instadas a se adaptar e processar mais transações em menos tempo. Nesse sentido, podem ser adotados certos protocolos, como SegWit ou Lighting.
Dificuldade de emissão
Outro ponto que influi na valorização de uma moeda no mercado é o nível de dificuldade para cria-la. Explica-se. Cada transação realizada deve ser confirmada e gravada na respectiva rede. Um dos métodos de criação das moedas é a mineração. E, em geral, quanto mais complexo o procedimento de criação, maior será sua valorização.
Oferta e procura
Assim como bens em geral, a “lei da oferta e da procura” é um elemento que incide sobre a valorização de uma criptomoeda. Algumas delas possuem uma quantidade limitada para serem disponibilizadas (o que não é o caso da Ether, por exemplo). Diante disso, ao passo que a quantidade de moedas a serem geradas se aproxima do fim, seu sucesso em termos de precificação pode ser intensificado.
Utilidade
Esse é um elemento essencial para que uma moeda possa ser bem-sucedida. Trata-se da possibilidade de utilização efetiva da moeda, seja para pagamentos, investimentos ou acesso a plataformas/aplicações específicas. Com algumas outras inovações, como a possibilidade de utilizar um cartão de criptomoedas que as converte para moeda fiat diretamente no ato da compra, a utilidade das criptomoedas em geral pode ser incrementada.
Percepção na Mídia
Relacionada ao item anterior, a mídia pode fazer com que a procura por certa moeda seja reduzida ou intensificada, de acordo com a perspectiva que transmite para o público. Por exemplo, alguns meios de comunicação utilizam-se de uma estratégia conhecida como “medo, incerteza e dúvida” (“Fear, Uncertainty and Doubt”/FUD). Por meio dela, elas transmitem a informação visando causar esses sentimentos no público. Quando, por outro lado, a mídia apresenta boas perspectivas sobre certa criptomoeda, esta se torna mais bem vista pelo público. Surge, então, o “medo de perder” a oportunidade (“Fear of missing out”/FoMO), fazendo com que mais pessoas queiram adquiri-la.
Fatores gerais
Há outros fatores que influem no sucesso das criptomoedas em geral no mercado, como o nível de confiança nos sistemas tradicionais, bem como questões jurídicas e governamentais, por exemplo, regulamentando-as ou banindo-as do sistema nacional.
[Este texto foi originariamente publicado na
coluna quinzenal no site Ucoinvest.
Para acesso às fontes, consulte o artigo original.]
Comments